terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Patologia

O que é a Patologia?



O termo “patologia” (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo), deste modo traduz-nos a ideia que vai desde a ciência que estuda os sintomas as origens e a natureza das doenças e todas as alterações que estas provocam nos organismos


A Patologia divide-se em duas grandes áreas, em que cada uma desenvolve os estudos necessários para os distintos casos. Estas áreas são: a patologia clínica e a anatomia patológica.


Patologia Clínica


A patologia clínica é uma especialidade médica, á qual compete o diagnóstico de doenças. Para tal, o seu trabalho baseia-se na análise dos fluidos corporais, tal como, o sangue ou a urina e também de alguns tecidos, deste modo, os cientistas recorrem ao uso de instrumentos de química, microbiologia, hematologia e patologia molecular.


Os patologistas clínicos, trabalham em cooperação com os médicos e os técnicos de saúde, para poderem assegurar uma maior precisão nos resultados obtidos nos seus testes e exames.






Anatomia Patológica


A anatomia patológica é uma especialidade médica á qual compete o diagnóstico de doenças, através da análise “em bruto” microscópica, química, imunológica, e do exame molecular de órgãos e tecidos em todo o corpo. (autópsia)


A anatomia patológica divide-se ela própria em diversos subtemas, sendo os principais a cirurgia patológica, a citopatologia e a patologia forense.


Muitas vezes, os patologistas praticam tanto a patologia anatómica como a clínica, uma vez que a distinção entre estas está a ficar cada vez menor, isto devido aos avanços científico-tecnológicos que a medicina sofre constantemente. A junção de estes dois ramos é conhecida por patologia geral






Patologia forense


O patologista forense.


Um patologista forense e um médico que concluiu a sua formação em anatomia patológica, e posteriormente, se especializou em patologia forense.


A patologia forense é o ramo da patologia que se preocupa em encontrar a causa de uma morte baseando-se na análise do cadáver. A este processo, dá-se o nome de autópsia. Esta é realizada por um patologista denominado para o cargo, a pedido de um médico examinador, e servirá para descobrir a causa de morte do cadáver, em questão.


Em alguns casos, os serviços de um patologista forense poderão ser requisitados também para a identificação de um cadáver, quando não é possível que este seja reconhecido pelos familiares e conhecidos.


Na maioria dos casos, um patologista forense, trabalha juntamente com as forças policiais, prestando os seus serviços, para se poder obter um maior conhecimento sobre a vitima.







Sem comentários:

Enviar um comentário